Mestrado em
Direito Penal

Inscrições Abertas!

Reserve agora a sua vaga!

Mestrado em
Direito Penal

Linha: Criminologia

Inscrições Abertas

Tradição, Confiança e Credibilidade

Apresentação

O curso de Mestrado em Criminologia capacita para que o futuro MESTRE seja capaz de, em um contexto multidisciplinar, conceber soluções concretas para as diferentes facetas do crime e da criminalidade, quer do ponto de vista da prevenção, quer da perspectiva da intervenção e reabilitação, quer, ainda, sob a lupa da investigação científica, cuja articulação complementar com investigação criminal garantida pelas forças de segurança se torna uma mais-valia deste domínio científico.

A ponte entre o racional teórico e a prática é algo que se procura alcançar junto dos estudantes do Mestrado em Criminologia. A estes desafios, adicionam-se as preocupações com a capacitação dos nossos alunos quanto às implicações éticas e deontológicas, a que se junta a atenção à componente social, que, neste domínio do crime, do comportamento criminoso e da vítima, são de extrema relevância.

Objetivo:

Assim, espera-se que os conhecimentos adquiridos permitam ao estudante desenvolver-se nos diferentes campos da Criminologia. Mais concretamente, pretende-se que o aluno seja capaz de desenvolver competências para:

• Aprofundar mecanismos de atualização permanente de resposta a novas formas de criminalidade;
  • Planear/Implementar programas de avaliação criminológica a nível local/comunitário, nacional e internacional;
  • Apreender a realidade criminal integrando os conhecimentos teóricos na redação/emissão de relatórios criminológicos;
  • Desenvolver/Participar ativamente em programas de prevenção criminal (primária, secundária ou terciária) em articulação com organizações judiciárias;
  • Desenvolver/Participar em projetos que integrem equipes inter/multidisciplinares;
  • Dar respostas concretas e apontar possíveis soluções, em termos de políticas criminais futuras;
  • Planear/Realizar investigação científica no âmbito da Criminologia, contribuindo para o avanço deste domínio;
  • Tomar decisões ética, reflexiva e autonomamente, no seu domínio de atuação profissional.

Alguma dúvida?
Chame no WhatsApp!

Duração e Modalidade

A duração do curso é de 2 anos.

Modalidade Híbrida – Síncrona/Assíncrona

Dois passos da sua inscrição

1 - Preencha o formulário de inscrição através do botão abaixo (envie para nosso Whatsapp (98) 9 9192-8567 ou email comercial@svtfaculdade.edu.br).

2 - Clique no botão abaixo seja direcionado para a pagina PIX para finalizar sua inscrição! (Inscrição R$ 1.000,00).

PROGRAMAÇÃO PARA O FIM DE ANO SVT - UNIMAR 2023

Banca de defesa dos alunos do mestrado em Direito para este mês:

André Fontanela

Horário: 16H
Membro interno: Prof. Dr. Sandro Godoy
Membro externo: Prof. Dr. Francisco Campos da Costa (CEST)

Marco Antônio Zanella

Membro interno: Prof. Dr. Rogerio Mollica
Membro externo: Prof. Dr. Lucas Maciel

Ana Cristina Murai

Membro interno: Prof. Dr. Galdino
Membro externo: Prof. Dr. Thiago Vale Pestana

Diogo Emanuel de Souza Sales

Membro interno: Prof. Dr. Daniel Barille
Membro externo: Profa. Dra. Anne Harlle Morais

Ana Grécia Almeida Rizzo Fontanela

Membro interno: Profa. Dra. Marisa Rossingnoli
Membro externo: Prof. Dr. Renato de Souza Nunes (UNIPAM)

Formato das aulas

As aulas do referido curso serão realizadas na SVT Faculdade (São Luís, MA), às sextas-feiras pela tarde/noite e sábado pela manhã/tarde, totalizando 9 finais de semana de aula, e na Unimar (Marília, SP), quintas pela noite, sexta manhã/tarde e sábado manhã/tarde, totalizando 4 finais de semana de aula.

Por que fazer esse mestrado?

A formação adquirida permitirá ao estudante, por um lado, reforçar as implicações práticas do conhecimento teórico entretanto alcançado, o que favorecerá a maior possibilidade de abertura ao nível das saídas profissionais associadas à Criminologia, habilitando o aluno, nomeadamente, a exercer funções em órgãos de polícia criminal, no sistema prisional, nos serviços de reinserção social, em centros de proteção de crianças e jovens, em centros educativos de menores delinquentes e em centros de acolhimento e de proteção a vítimas, não sendo de esquecer os poderes locais – como Câmaras Municipais e respetivas polícia e proteção civil, bem como as Juntas de Freguesia. Por outro lado, o estudante estará também capacitado para trabalhar aos níveis das comunidades locais, bem como a nível nacional, junto de organizações judiciárias.

Grade curricular

UNIDADES CURRICULARES

Criminologia Biossocial (obrigatório)

Criminologia Comparada (obrigatório)

Criminologia Desenvolvimental: Aspetos Teóricos e Clínicos (obrigatório)

Fontes de Informação em Criminalidade: Criminalística e Investigação Criminal (obrigatório)

Perfis Criminais e Prognóstico da Criminalidade: Fatores de Risco e Proteção (obrigatório)

Questões Aprofundadas em Direito Penal e Processual Penal (obrigatório)

UNIDADES CURRICULARES

Agenda de Segurança Europeia e Fluxos Migratórios Ilegais (obrigatório)

Criminalidade Ambiental (obrigatório)

Criminalidade no Mundo Digital (obrigatório)

Métodos de Investigação Científica em Criminologia (obrigatório)

Organização Judiciária, Policial e Modelos de Intervenção (obrigatório)

Reinserção Social: Programas de Intervenção e Penas Alternativas (obrigatório)

Construção da dissertação

Pagamento da inscrição

Saia na frente e garanta logo a sua vaga, clique no botão abaixo e seja direcionado para a pagina do pix para finalizar sua inscrição!

Conheça os nossos renomados professores

Professores de destaque no meio acadêmico e com elevada experiência profissional.

Esse curso é para quem quer...

alavancar sua carreira profissional e acadêmica, com notável reconhecimento!

Nisi utile est quod facimus, stulta est gloria!

Rua Edmundo Calheiros, nº 606 Edifício Cidade de São Luís.
Bairro: São Francisco - São Luís-MA CEP: 65076-090
(98) 9 9192-8567 •