O mestrado em Ciências da Educação: Educação Especial tem a duração de dois anos letivos e está organizado em 4 semestres, fazendo uma gestão equilibrada entre saberes e práticas que visam promover o aprofundamento do conhecimento, o desenvolvimento e o aprimoramento de competências no domínio das Ciências da Educação, com forte trabalho na área da educação inclusiva.
Este curso tem como principais objetivos formar MESTRES com conhecimentos teóricos e práticos, cujas metodologias e técnicas proporcionem bases sólidas para uma intervenção e pesquisas no campo educativo em função dos alunos com NEE nos diferentes campos.
Alguma dúvida?
Chame no WhatsApp!
A duração do curso é de 2 anos.
Modalidade Híbrida – Síncrona/Assíncrona
Horário: 16H
Membro interno: Prof. Dr. Sandro Godoy
Membro externo: Prof. Dr. Francisco Campos da Costa (CEST)
Horário: 09:30h
Membro interno: Prof. Dr. Rogerio Mollica
Membro externo: Prof. Dr. Lucas Maciel
Horário: 16h
Membro interno: Prof. Dr. Galdino
Membro externo: Prof. Dr. Thiago Vale Pestana
Horário: 09:30h
Membro interno: Prof. Dr. Daniel Barille
Membro externo: Profa. Dra. Anne Harlle Morais
Horário: 09:30h
Membro interno: Profa. Dra. Marisa Rossingnoli
Membro externo: Prof. Dr. Renato de Souza Nunes (UNIPAM)
As aulas do referido curso serão realizadas na SVT Faculdade (São Luís, MA), às sextas-feiras pela tarde/noite e sábado pela manhã/tarde, totalizando 9 finais de semana de aula, e na Unimar (Marília, SP), quintas pela noite, sexta manhã/tarde e sábado manhã/tarde, totalizando 4 finais de semana de aula.
A modalidade semipresencial pressupõe que as disciplinas são frequentadas, entre outubro de 2024 e junho de 2025, através das plataformas online síncronas e assíncronas, conforme cronograma comunicado aos estudantes pela Universidade Fernando Pessoa havendo, entre a última semana de junho e a última semana de julho, aulas presenciais, orientações científicas de teses e trabalhos de laboratório, para os cursos que o exijam.
UNIDADES CURRICULARES
As TIC Aplicadas às Necessidades Educativas Especiais |
Fundamentos Teóricos em Educação Especial e Inclusão |
Metodologia da Investigação Científica I |
Psicologia da Aprendizagem e Dimensão Social |
UNIDADES CURRICULARES
Comportamento Adaptativo e Actividade Motora Adaptada4 |
Diferenciação Curricular, Avaliação, Programação e Intervenção com Crianças e Jovens com Perturbações nos Domínios Cognitivo e Motor |
Metodologia da Investigação Científica II |
Opção II |
Perturbações da Linguagem, Leitura e Escrita na Criança com Défcit Cognitivo e Motor |
Reabilitação Psicomotora |
Construção da dissertação |
Doutora e Mestre em Administração com ênfase em Gestão de Pessoas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo. Engenheira de Produção pela Escola Politécnica (POLI), também da Universidade de São Paulo. Possui, também, cursos de pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas pela Stanford University. Qualificada e certificada nos instrumentos de assessment individual MBTI, MBTI II, Birkman, EQI 2.0 e certificada em Neuro Coaching pela Results Coaching System. Professora das disciplinas de Gestão Estratégica de Pessoas, Comportamento Organizacional, Cultura Organizacional e Análise e Transformação das Organizaçoões em programas de MBA, pós-MBA, de educação executiva e mestrado profissional de entidades conceituadas no Brasil. Mais de 25 anos de experiência em Gestão Estratégica de Pessoas, desenvolvimento e mudança organizacional com atuações como Diretora de Recursos Humanos no Grupo Ultra, Thomson Reuters e Grupo Abril, além de experiências como consultora de gestão e mudanças na Monitor, Accenture e Giavina-Bianchi. Possui artigos e capítulos de livro publicados sobre os diversos aspectos de gestão estratégica de pessoas no Brasil e no exterior.
Linha de Pesquisa: Empreendedorismo e Desenvolvimento
Áreas de interesse:
Sentido do trabalho , gestão estratégica de pessoas e cultura organizacional
Há mais de vinte anos desenvolve pesquisas e projetos relacionados à gestão da informação no contexto das organizações. Como consultor e gerente de projetos de empresas de consultoria internacionais, como Ernst & Young, Plaut e Hewlett-Packard (HP), vivenciou junto aos clientes destas, a diversidade de culturas organizacionais e formas de valorizar, gerenciar e lidar com os recursos dado, informação e conhecimento. Atua no ensino superior desde 1991 e na pós-graduação (cursos de mestrado) desde 2001. Atualmente pesquisa a gestão de competências pertinentes aos trabalhadores do conhecimento, tema crítico ao desenvolvimento de empreendedores e de empresas de aprendizagem (learning organizations).
Linha de Pesquisa: Dinâmica das micro e pequenas empresas
Áreas de interesse:
– Agentes do Conhecimento no Contexto dos Arranjos Produtivos Locais (APL)
– Gestão da Qualidade da Informação nas Organizações
– Competências Requeridas aosTrabalhadores da Informação e do Conhecimento
Manuel Meireles possui graduação em Administração, com ênfase curricular em Análise de Sistemas pela FASP-Faculdade de Administração de São Paulo (1982), mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Paulista (2000), doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina (2005) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professor pesquisador da FACCAMP. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes campos: competitividade, estratégia competitiva, instrumentos de gestão e indicadores.
Linha de Pesquisa:Dinâmica das micro e pequenas empresas
Áreas de interesse:
– Estratégia competitiva
– Instrumentos de gestão
– Indicadores
Professor Associado de Empreendedorismo da University of Indianapolis School of Business, em Indianapolis, IN, EUA. Foi Professor Titular dos programas de Mestrado e Doutorado do Centro Universitário UniFaccamp. Foi co-fundador da Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão da Pequena Empresa (Egepe) onde exerce a função de Editor Adjunto da Revista de Empreendedorismo e Gestão da Pequena Empresa (Regepe). Foi membro do board da divisão de Empreendedorismo da Academy of Management (AoM). Foi Professor e Coordenador dos Centros de Empreendedorismo do Insper (fundador), FGV (co-fundador) e Faap. É autor e co-autor de 4 livros, dentre os quais, Espírito Empreendedor nas Organizações (4a ed) pela Ed. Saraiva. Recebeu prêmios nacionais e internacionais de Educação Empreendedora. Co-desenvolveu o programa de educação Bota Pra Fazer da Endeavor e o programa de educação da Anjos do Brasil.
Linha de Pesquisa: Educação empreendedora
Áreas de interesse:
– Mecanismos de inovação em pequenas empresas
– Empreendedorismo e gênero
– Orientação empreendedora
– Modelos de inovação pedagógica em educação empreendedora
– O lado ‘negro’ do empreendedorismo: Efeitos e consequências
Cida Sanches possui graduação em Pedagogia – Faculdades Integradas Campos Salles (1981), especialização em Psicopedagogia- Faculdades Integradas Campos Salles (1985), MBA – Gestão da Saúde – Universidade Federal de São Paulo, mestrado em Educação pela Universidade Paulista (1997) e doutorado em Ciências da Saúde na área de Administração Hospitalar pela Universidade Federal de São Paulo /Escola Paulista de Medicina(2004). Atualmente é professor pesquisador da FACCAMP – Instituto de Ensino Campo Limpo Paulista. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Stress, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de pessoas, desenvolvimento humano, gestão estratégica, stress e qualidade de vida.
Linha de Pesquisa: Empreendedorismo e desenvolvimento
Áreas de interesse:
– Gestão de pessoas
– Liderança
– Qualidade de vida no trabalho
Desenvolve pesquisas e projetos relacionados ao empreendedor, às empresas de menor porte, especialmente no que concerne à inovação e às atitudes empreendedoras, e ao ensino e aprendizagem de empreendedorismo. Atua no ensino superior desde 2010 (graduação e pós-graduação) e como pesquisadora da FACCAMP desde 2015. Participa de grupos de pesquisa com foco no empreendedorismo, possuindo como interesse central o ensino da temática, compreendendo a importância do pensar empreendedor, proposta que conheceu quando esteve na Babson College (Boston, EUA, em 2012). Também trabalhou em grandes organizações na área de planejamento e pesquisa mercadológica e em empresas de pequeno porte, vivenciando sua realidade, desafios e gestão.
Linha de Pesquisa: Empreendedorismo e desenvolvimento
Áreas de interesse:
Tipos de empreendedores (feminino, por estilo de vida, cultural, de negócio próprio, organizacional): gestão, perfil e características.
– Ensino e aprendizagem de empreendedorismo: abordagens teóricas, metodologias, motivação e estilos de aprendizagem.
Possui graduação em Bachelor of Arts – Brigham Young University – Provo/Utah (1976), mestrado em Estudos Latino Americanos – Brigham Young University – Provo/Utah (1979) e doutorado em Comportamento Organizacional – Cornell University (1983), atuando principalmente nos seguintes temas: cultura organizacional, redes sociais, empreendedorismo, gestao compartiva. Bolsa Fulbright na CMA/UFMG, 1985, e COPPEAD/UFRJ, 1991, Prémio Greif de Impacto Ciêntifico 2011.
Áreas de interesse:
– Effectuation
– Bricolagem
– Startup
– Empreendedorismo na base da pirâmide social
– Empreendedorismo e classe social
Possui experiência na área de gestão de riscos e investimentos com atuação no estudo e desenvolvimento de ferramentas quantitativas para mensuração de riscos, seleção de carteiras de investimentos, análise de decisão e apreçamento de instrumentos financeiros. Atuou como consultor técnico em empresas de consultoria com foco na modelagem de riscos financeiros e operacionais. Atualmente é professor pesquisador do Programa de Mestrado Profissional em Administração da FACCAMP e professor do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP. É colaborador do Instituto Educacional BM&FBOVESPA.
Linha de Pesquisa:Dinâmica da micro e pequena empresa
Áreas de interesse:
– Gestão e avaliação de riscos financeiros
– Modelagem matemática para tomada de decisão